Influencia da cultura sobre nós e na nossa personalidade | Gerson Ingrês

by gersoningres
3 anos ago
7060 Views

Cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade…

Tudo o que somos, a nossa vivência, a crença e a forma como agimos tem sempre por base toda a nossa cultura. A cultura influencia tudo. Quem nos somos e como lidamos com os outros. Somos influenciados pelos costumes, eles fazem parte da nossa cultura, a nossa história.

Ao ver televisão ou outros meios de difusão, estamos a adquirir conteúdo cultural. Estamos em acto de aculturação. Quando vamos para outro país a situação é a mesma, a aculturação acontece com mais influencia na nossa vida.

A maioria dos autores acreditam que a aculturação é sempre um fenómeno de imposição cultural

A crença que nos envolve tem fundamento na história do local onde estamos inseridos. Não podemos dizer que no mundo existe uma única cultura. Se o dissermos estaríamos a ir em discordância.

No caso religioso:

Deus é único entre todas as religiões? Se fosse de único, porque é que existem tantas religiões e não uma uniformizada? A forma de interpretação Bíblica é a mesma entre todos os povos?

Toda a nossa crença, a forma como reagimos numa igreja, tem a ver com a cultura e a nossa vivência. Não podemos dizer a um povo Nórdico para se comportar como um povo Africano, ou da América do Sul. Cada povo tem a sua forma de iteração.

Podemos todos ter uma base escrita semi-universal, mas fazemos de Deus a criação que somos no individual.

Exemplo escrito:

A palavra Saudade para um Português não tem o mesmo significa que a palavra “Te echo de menos” em Espanhol ou “Miss” em Inglês. A nossa palavra saudade, aquele sentimento tão Português, vem desde os tempos dos descobrimentos. É normal que o seu significado não seja igual ao de outras línguas.

Devemos guardar o respeito em tudo, e manter a nossa crença para connosco. Impor a crença não é correcto! Não querendo comparar religiões, mas dizendo: A melhor religião é aquela que aceita e respeita a opinião do outro. É aquela que valoriza todo o ser humano e dá abertura a toda a opinião e “escolha“.

Deus criou o mundo, até os “defeituosos”, e por alguma razão Ele os criou.

Etiquetas:,