Tanach dada pela Comunidade Israelita de Lisboa | Gerson Ingrês

by gersoningres
2 anos ago
138 Views

Hoje recebi da Comunidade Israelita de Lisboa uma linda Tanach.

Tanach (תנ״ך) é um acrónimo utilizado dentro do judaísmo para denominar seu conjunto principal de livros sagrados, sendo o mais próximo do que se pode chamar de uma Bíblia Judaica.

Para quem não sabe…

Eu tenho muito apreço pela cultura judaica. O meu primeiro contacto com a língua hebraica foi quando vi um filme Israelita em 2004. Quando vi esse filme e ouvi as primeiras palavras, em hebraico, senti-me conectado, isso deixou-me empolgado em tentar saber mais acerca daquela língua.

Mais tarde, depois de ter lido informação do filme no iMdb, soube que estava em contacto com a língua falada no Estado de Israel. O som da língua era cativante, tentei ter todas as músicas do filme.

***Como eu nasci num ambiente protestante, sempre tive uma certa ligação pela cultura Judaica***

Sem pensar no lado religioso, eu apeguei-me à língua. O som do hebraico no meu ouvido era harmonioso e agradável. Deixei de ouvir música em Inglês ou Português, passei a ouvir musica cantada somente em hebraico.

Aprendi a falar e a escrever em hebraico (primeira realização pessoal), aprendo o judaísmo e as suas filosofias (segunda realização pessoal) e estudarei mais à cerca da Kabbalah  (terceira realização pessoal).

O que eu tenho aprendido com o Moreh (professor em hebraico), tem um valor que não há dinheiro que o possa pagar. Sinto-me feliz e realizado por isso, por conhecer pessoas que me estão a instruir naquilo que sinto ser o meu caminho.

Eu amava ser judeu e como escrevi em post’s anteriores: para mim a conversão não bastava, pois o verdadeiro judeu é de sangue.

Etiquetas:, ,

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.