O nacionalismo de hoje…

O nacionalismo de hoje…

O nacionalismo é uma tese, ideológica, surgida após a Revolução Francesa. Em sentido estrito, seria um sentimento de valorização marcado pela aproximação e identificação com uma nação.

Podemos mudar esta definição?

Eu acho que sim...

Nos dias que correm o ser-se nacional, não significa amar um país, lutar por um país e não desistir de um país. O nacionalismo é apenas apoiar a selecção nacional. (Até aqui já escrevi tudo)

É giro ver como as personas ficam, nas redes sociais, sempre que à um jogo entre Portugal vs Outro País. Nas ruas as janelas das casas ficam com aquelas bandeiras tugas, feitas por chineses, onde os castelos na bandeira parecem-se com aquelas casinhas tipicamente chinesas.

Até o hino nacional quando é cantado nos estádios é mais sentido do que cantado em feriados ou festas da Republica Portuguesa.

É fantástico ver a alegria contagiante do pessoal. As pessoas pintam as caras com as cores da bandeira nacional. Tudo fica com a mesma energia positiva, de coração aberto só para o Portugal. Tudo começa a pensar, nesta terra que não se deixa governar, em Portugal como o melhor país do mundo.

Para quem está la fora a incongruência é ainda maior.

São 90 minutos, ou mais uns prolongamentos, com as cabeças a pensar em Portugal. Depois, tudo irá depender da vitoria ou da derrota da selecção. Se portugal ganhar somos nacionalistas por mais umas “cup of hours“, se não arrumamos tudo numa gaveta, pois não podemos ver Portugal à frente.

Previous post
Os anos passam e fica a aprendizagem
Next post
"All Of It But Me" música dos The Young Professionals

1 Comment

  1. […] Sempre que vejo um jogo de futebol, fico  muito stressado e é por isso que prefiro não ver os jogos (tanto do Benfica, como os da Selecção Nacional). Ontem, tenho a dizer que vi e vibrei como nunca e senti-me o tal Português. […]

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

*

Back
SHARE

O nacionalismo de hoje…