Dark Light

Preparamos o dia com grande festejo, neste ano, decidi fazer em casa da mana que convidou duas amigas, a Bia e a Reni, que estavam muito interessadas em perceber a história e o intuito da festa. Também foi o primeiro ano em que o Nelson participou e eu, como seria de se esperar, estava nervoso como tudo. Antes de dar início tentei perceber o que os convidados gostavam ou podiam comer. A Bia e frutos secos, não combinavam, isto por ela ter alergia… nesse momento expliquei que se fazia-lhe mal ela não comia, com ato simbólico apenas via.

Chegou a altura de partir a futa e todos ajudamos, faltava Romã e nesse instante aprontei-me para a comprar, pois não pode faltar uma das frutas principais no dia de Tu Bishvat. Agarrei no Nelson e fomos até uma mercearia aberta, que haviam poucas, pois já estava a ficar tarde.

O ano novo das árvores calha sempre no dia 15 do mês judaico de Shvat.

Antes começar a leitura da Hagadah, todos os homens colocaram a Kipah na cabeça. Estava claro que não ia obrigar ao meu sobrinho mais novo, pois ele não tinha mais de 13 anos, porem ao Gabriel – o meu sobrinho mais velho – esse teve que usar. A Bia e a Reni também quiseram por, deixei-as À vontade, isto porque haviam kipas para toda a gente.

Até o meu sobrinho de 8 anos quis por a Kipah na cabeça.

No ano passado passei o festejo sozinho, este ano em conjunto… como será para o próximo?

Aprendizagem:

Abrir o festejo a outros é dar a conhecer o que desconhecem um pouco da cultura Judaica, e ao mesmo tempo mostrar um D-us que talvez desconheçam, onde Ele é um todo e nós o conjunto da criação. Na leitura da Hagadah expliquei um pouco dos vários movimentos judaicos e cabalísticos. Com isso percebi facilmente que tenho muito a aprender, e o meu caminho ainda é prematuro. Quero continuar a aprender mais e para isso, essa determinação só pode partir de mim!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

Chanuka

Está quase a chegar a festa das luzes; o Chanuká! O Chanucá (חנכה) é uma festa judaica conhecida…