Search Menu

A comunidade deu-me uma Tanach… toda em hebraico, vinda de israel!

As incongruencias do mundo de hoje

Por uma conversa, arrumamos toda a amizade

Dark Light

Hoje recebi da Comunidade Israelita de Lisboa uma linda Tanach. O simbolismo deste livro sagrado, para mim dá-me grande consolo. Não é todos os dias que recebemos uma prenda destas, principalmente com um agradecimento da comunidade.

Esta prenda, acaba por ir encontra a ajuda que lhes tenho dado na colocação de legendas nos vídeos que são passados nos festejos na sinagoga Shaare Tikva. A verdade é que faço de muito agrado, pois para mim, fazer parte, ou ajudar a comunidade, é uma forma de me sentir útil perante o meu judaísmo.

Tanach (תנ״ך) é um acrónimo utilizado dentro do judaísmo para denominar seu conjunto principal de livros sagrados, sendo o mais próximo do que se pode chamar de uma Bíblia Judaica.

Eu tenho muito apreço pela cultura judaica. O meu primeiro contacto com a língua hebraica foi quando vi um filme Israelita em 2004. Quando vi esse filme e ouvi as primeiras palavras, em hebraico, senti-me conectado, isso deixou-me empolgado em tentar saber mais acerca daquela língua. Mais tarde, depois de ter lido informação do filme no iMdb, soube que estava em contacto com a língua falada no Estado de Israel. O som da língua era cativante, tentei ter todas as músicas do filme.

Como eu nasci num ambiente protestante, sempre tive uma certa ligação pela cultura Judaica

Sem pensar no lado religioso, eu apeguei-me à língua. O som do hebraico no meu ouvido era harmonioso e agradável. Deixei de ouvir música em Inglês ou Português, passei a ouvir musica cantada somente em hebraico.

  • Aprendi a falar, a escrever em hebraico (primeira realização pessoal)
  • Aprendo o judaísmo e as suas filosofias (segunda realização pessoal)
  • Estudarei mais à cerca da Kabbalah (terceira realização pessoal)

O que eu tenho aprendido com o Moreh Júlio, tem um valor que não há dinheiro que o possa pagar. Sinto-me feliz e realizado por isso, por conhecer pessoas que me estão a instruir naquilo que sinto ser o meu caminho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

Chanuka

Está quase a chegar a festa das luzes; o Chanuká! O Chanucá (חנכה) é uma festa judaica conhecida…