Emigração para um futuro melhor | Gerson Ingrês

by gersoningres
2 anos ago
45 Views

A emigração é o ato e o fenómeno espontâneo de deixar o seu local de residência para se estabelecer numa outra região ou nação.

É difícil dar bons argumentos às pessoas que saírem de Portugal. Dizer-lhes: “não vás porque neste país estarás melhor” é o mesmo que cortar as asas e o futuro.

Ao logo da minha vida, nestes últimos tempos, tenho conhecido pessoas importantes que iram embarcar na aventura de emigrar, sair deste país tristonho.

A questão que me ponho: “E eu?”

Talvez não sou, ainda, suficientemente corajoso para fazer o mesmo. Tenho que começar por derrubar os medos de sair daqui. Não me consigo ver a “deixar” de falar português e adaptar-me a uma realidade diferente da minha (talvez todos os que emigraram sentiram esse medo, mas eu ainda não tenho esses tomates).

Não é que num futuro longínquo Portugal possa ser um país de oportunidades, para isso ele precisa de mudar de politicas e filosofias. Portugal estagnou e o povo começava a ter mais desejo de sair do que lutar.

…nos últimos tempos…

Neste último mês, caiu sobre mim duas noticias que de certa forma me estão a abalar. Uma, é que o meu professor de hebraico/Judaismo está a voltar para “casa” (terra de Israel) e outra que a minha melhor amiga pondera seriamente em sair de Portugal (em suma, sem ela, com quem eu irei falar?).

Começa a ser regra geral: as pessoas que eu gosto acabam por sair do país, e eu... aqui sem forças, não consigo abandonar esta terra.

Para todos aqueles que vão, se vão, que sigam em frente… pois lá fora todos sabemos que irão viver bem. Pelo menos melhor que na precariedade de cá!

Etiquetas:,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.