Dark Light

Em hebraico Mezuzá (מזוזה), significa umbral. A Torá ordenou que fosse afixado na ombreia das portas um pequeno rolo de pergaminho que contem duas das principais passagens da Torá: “Shemá” e “Vehaiá“. Este objecto que contem o pergaminho com as tais passagens da Torá, chama-se Mezuzot (מזוזות). À Mezuzá (מזוזה) deve a afixação na ombreira da porta, do lado direito de cada dependência do lar, sinagoga ou estabelecimento judaico como lembrança do criador.

Sobre a colocação

Antes de comprar a Mezuzot, é essencial perceber em que divisões quer por. Deve ser excluída sempre a casa-de-banho (banheiro, WC, lavabos ou quarto de banho). Geralmente é posto na entrada da casa, quartos ou escritórios. A ideia é termos a bênção do Criador naquela compartirão da casa. Se houver várias portas que levam a uma sala, cada porta requer sua própria Mezuzá.

É importante comprar uma caixinha de Mezuzá e o rolo de Mezuzot que tem de ser Casher e estar dentro de todos os preceitos judaicos. O rolo deve ser posto, bem protegido, dentro da caixa de Mezuzá que serve como um estojo protector onde os pergaminhos são enrolados e inseridos.

A Mezuzá é afixada na ombreira da porta do lado direita de quem entra, aproximadamente, na parte inferior do terço superior do batente da porta. Com uma fita métrica certificamos a altura correcta da colocação, deve pelo menos ser posto sete palmos de altura do chão. Os Asquenazim apontam para dentro do estabelecimento com a extremidade de cima, os Sefarditas colocam completamente vertical sem qualquer tipo de inclinação.

mezuzot casher

O rolo da Mezuzot deve ser manuscrita por um escriba competente em pergaminho especialmente preparado com os tipos específicos de pena e tinta exigidos pela tradição. O importante é comprar a sua Mezuzot numa loja certificada e numa fonte judaica confiável. O pergaminho é enrolado da esquerda para a direita e colocado com o lado direito para cima dentro do estojo. Ponha-o cuidadosamente de forma que a letra Shin (ש) fique na vertical e voltada para a porta. Tenha em atenção; o papel não pode ficar comprimido, dobrado ou rasgado durante o processo.

Bênção e os preceitos

Quando chegamos a esta parte, é porque estamos prontos para colocar a Mezuzot (מזוזות). A bênção na colocação é imprescindível, ela é recitada uma vez antes da colocar o objecto na ombreira da porta. A primeira mezuzá a ser colocada, deve ser a principal, geralmente é a que pomos à entrada da porta de casa. Tenha a mezuzá e as ferramentas na mão, ao recitar a bênção, tenha em mente que ela se aplica a todas outras que irá pôr nos restantes compartimentos da casa.

A bênção é citada em hebraico. Texto em Hebraico:

בָּרוּך אַתָּה אַדָנָ-י אֶלוֹהֵ-ינוּ מֶלֶך הָעוֹלָם אַשֶר קְדִשָנוּ בְּמִצְווֹתָיו וְצִיווָנוּ לִקְבּוֹעַ מְזוּזָה

Como deve soar:

Baruch Atah A-do-nai Elo-heinu Melech haolam asher kideshanu bemitzvotav vetzivanu likboa mezuzah.

Tradução para Português:

Bem-aventurado és tu, D’us, nosso D’us, Rei do Universo, Que nos santificou com Seus mandamentos e nos mandou afixar a mezuzá.

Verificações

O normal é de X em X tempo verificar se a Mezuzot continua em boas condições. Isto é, desprender da porta, limpar e ver o seu estado de conservação. O normal será sempre levar a alguém que faça esse tipo de trabalhos, isto porque se não era acaba por perder a sua qualidade Casher.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

Chanuka

Está quase a chegar a festa das luzes; o Chanuká! O Chanucá (חנכה) é uma festa judaica conhecida…