Vamos falar sobre: manipulação

É tratar uma pessoa ou grupo de pessoas como se fosse objectos, a fim de dominá-los facilmente. Essa forma de tratamento significa um rebaixamento, um aviltamento.

Muito eu ouvi falar na palavra: “manipulação“… posso dizer que também vivi numa relação onde o manipulador fazia com que a minha existência ficasse aniquilada. A minha dependência era enorme, em suma eu era um drogado à procura da sua heroína. Lutava por uma dualidade onde o “EU” ficava reduzido a nada.


No meu caso pessoal, tem tudo a haver com o facto de; naquela relação existir duas pessoas completamente diferentes. Eu penso que os opostos não se atraem, eles aniquilam-se, pois numa relação um irá manipular mais que outro.

Perante o que vivi, posso dizer que sofri de manipulação.

A natureza do ser humano tende em ser manipuladora. Alguns podem manipular mais que outros, mas na sua essência ela existe no interior de cada um.

Quando alguém nos passa uma filosofia demasiado positiva, onde a manipulação é encarada como o negativo, essa pessoa também está a manipular em parte.

Tu também manipulas ao relatares as tuas ideias e os teus pontos de vista, dando eles como certos e absolutos.

Posso encontrar vários exemplos de manipulação. Recentemente, a que mais se adequa para este tema é a sobre o Facebook, vamos imaginar:

Um amigo R publica uma informação sobre uma suposta saída. O R quer que todos os amigos (o X, o Z e o A), vão ao café que o R acha o mais indicado. No entanto, o X combinou uma saída com um T, que o A e o R não gostam. A forma de manipular que o R arranjou foi fazer uma aplicação onde identificou (X, Z e A), dessa forma o X não podia negar, pois não seria politicamente correcto. – Esta história é um exemplo de manipulação, que como consequência levou a um possível fim de uma boa amizade.