Dark Light

Como andamos em alterações cá em casa, principalmente no quarto da coelha, que irá passar a ser um quarto / escritório, andei a ver, mais o Nelson Cabos de Rede: os tais RJ45.

Visto não haver cabo preto, e nós querermos especificamente um, acabei por mandar vir 15 metros de cabo negro na Amazon espanhola. Numa pesquisa rápida descobrimos que existem varias tecnologias de cabos dentro da família dos RJ45 (cabo de rede), o que é bastante interessante.


Categoria 5E (CAT 5E)

Esta tecnologia, criada em 2001, acabou por trazer uma melhor transmissão de sinal, com qualidade. Ao que parece, devido ao seu baixo custo, ela é muito usual nas instalações. Consegue chegar a uma velocidade de 1000Mbps e frequência de 100MHz à distancia de 100 metros.

Categoria 6 (CAT6)

Este cabo, com esta tecnologia consegue suportar até 1Gbps a uma frequência de 250Mhz e à distancia de 100m. Este tipo de cabo tem no interior uns frios trancados e revestidos que evita que estes fios se dobrem muito o que se traduz em mais resistência. A transmissão de dados é mais estável que a anterior.

Categoria 6A (CAT6A)

O “A” na categoria 6, acaba por ser uma ligeira actualização da tecnologia. Estes, são capazes de atingir um transmissão de 10Gbps a 500Mhz. Possuem um revestimento mais robusto tanto externamente quanto internamente. O sinal acaba por ter menos ruído. este cabo é um pouco mais grosso que o CAT6.

Categoria 7 (CAT7)

A tecnologia de cabos 7 suporta uma transferência de 10bps a 600Mhz a uma distância de 100 metros, porém existem testes que indicam que as velocidades aumentam consideravelmente perante um comprimento menor. Com 50m pode atingir os 40Gbps, e com 15m os incríveis 100Gbps. Este cabo possui uma blindagem interna de alumínio e cada fio, no interior do cabo, também tem o mesmo revestimento. Ele acaba por ser um cabo grosso devido ao seu revestimento.

Categoria 8 (CAT8)

Estes cabos consegue chegar ao nível da fibra óptica em termos de velocidade de transmissão. Esta tecnologia consegue atingir até até 40Gbps a 2000Mhz. O único senão será somente a distancia, pois só é possível atingir velocidades e frequência altas num comprimento de até 30 metros.


Nós acabamos por comprar o cabo com a tecnologia 7, qualidade preço foi o que nos chamou mais a atenção. Pelo cabo, na Amazon demos 16,45 euros por 15 metros (cabo completo e com cabeças).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *